“Utopia Tech-Feminista” [DramaMix] | por Mariana Ferraz [@marianaferrazmf]    
“Utopia Tech-Feminista” [DramaMix] | por Mariana Ferraz [@marianaferrazmf]    

“Utopia Tech-Feminista” [DramaMix] | por Mariana Ferraz [@marianaferrazmf]    

Nesta encenação operada a partir da adaptação do texto “A representante”, de Yael Inokai, o público se depara com uma sociedade utópica em que eletrodomésticos convencionais já não ocupam o lugar simbólico do exercício da repressão feminina, mas servem como respaldo político para o empreendimento das liberdades da mulher. Em especial, trata-se de uma espécie de aspirador de pó, o ASC, cuja função não é propriamente a de limpar um espaço, mas a de realizar – de modo seguro, lícito e acessível – um procedimento de aborto.

Quem dá voz ao texto é a atriz Maria Galant, que encarna a tal Representante do ASC, cuja função é visitar mulheres – também interpretadas por Galant – que desejam interromper suas gestações por meio da utilização do produto. De modo absolutamente natural, isento de quaisquer polêmicas ou ares clandestinos que, geralmente, abarcam a pauta do aborto, a apresentação normalizada do tema leva à cena uma série de questionamentos, ponderações e reflexões não apenas acerca da interrupção voluntária da gravidez – tema sempre imbuído de contendas e discussões acaloradas, sobretudo com os novos avanços da extrema direita no Brasil e a ocupação de membros de igrejas neopentecostais em redutos importantes da política brasileira –, mas também acerca do tolhimento generalizado das liberdades da mulher.

Em comunhão com o público, o espetáculo se encerra com uma espécie de exercício coletivo em que se propõe apresentar a construção inovadora de uma tecnologia utópica de aborto – escrevendo-o ou desenhando-o num papel que, ao término da sessão, vem a ser “aspirado” por Maria Galant, e que podem ser acessados por meio de um QR Code no dia posterior ao espetáculo. São servidos, ainda, alguns copos de espumante ao público – elemento que, particularmente, me pareceu não integrar sentido ao produto cênico, podendo ser facilmente dispensado ou devendo receber alguma função de significância caso se deseje mantê-lo por ali. Participam brevemente do espetáculo, também, x ator/atriz e performer Arara Xestal, além da própria diretora do trabalho, a alemã Pau Hoffman. 

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