CINEMA

13h10 Lockdown — Goiás-GO, em algum momento do início da pandemia de COVID-19, um jovem experimenta no seu cotidiano a invenção de uma cinematografia solitária e busca na ancestralidade a conexão com sua autoestima e com sua sexualidade. Direção: Jadson Borges. (19 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Experimental. Satyriblack. 16 anos

13h10 O Brilho da Herança — Brilho da Herança” é um curta—metragem documental dirigido por Deco Machado, quilombola e artista,visual nascido na Comunidade Quilombola da Caçandoca, em Ubatuba, São Paulo. Com um olhar sensível e imersivo, o filme revela como a identidade e as tradições desse território moldaram sua visão de mundo e seu processo criativo. Direção – Deco Machado e Ramon Soares. (15 min). Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. Satyriblack. Livre

13h10 — Mancha — Em uma prisão, detentos veem arte numa mancha de sangue seco no muro. O grupo debate, com ironia, liberdade, moralidade e destino. A conversa se torna um espelho de suas vidas, revelando que ali a liberdade é uma ilusão. Direção e roteiro: Bruno Maciel. Elenco: Matheus Ribeiro, Marcos Lopes, Victor Brunetti e Gabriel Coelho. (30 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Satyriblack. Livre.

13h10  — Me beija na rua — Um recorte do cotidiano de Elis e Jorge que vivem na cidade de São Paulo e têm um relacionamento. Ambos fazem reflexões de como cada um se sente na cidade. Direção e roteiro: Líris Tavares. Jhenifer Delphino, Renan Coelho. (21 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Satyriblack. 16 anos.

13h10 — Nunca me Viram Gritar — Após a morte trágica de um amigo no trabalho, Cândido, um homem surdo, enfrenta sessões de terapia obrigatórias para manter seu emprego, mas se sente aprisionado em uma vida que despreza. Ao conhecer Gil, o tradutor de LIBRAS que também é surdo, mas oralizado, Cândido decide enfrentar as barreiras de sua identidade e iniciar o mesmo processo, em busca de uma mudança radical que poderia trazer tanto libertação quanto um profundo conflito interno. Direção: Danilo Teixeira e Luccas Araújo. Elenco: Vinni, Guilherme Nichols e Luana Crempe. (16 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Satyriblack. Satyribilidade. Livre.

15h30 —  Quem é Essa Mulher? — Separadas por um século, duas mulheres negras se encontram neste road movie pelas estradas da Bahia. Oriunda da periferia de Salvador, Mayara rememora os caminhos, surpreendentes a cada nova descoberta, que a levaram a desvendar Maria Odília Teixeira, neta de uma ex—escravizada que se tornou a primeira médica negra do Brasil. Direção: Mariana Jaspe Elenco: Mayara Priscilla de Jesus dos Santos, Marlene Santos, Iacy Maia, José Léo. Lavigne, Karine Damasceno, Maria Lopes, Luan Alves, Eliana Pereira de Jesus, Maria Pereira de Jesus, Francisca de Araújo, Raimunda Pereira dos Santos. (70 min.) Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário.  Livre.

17h — Pulsão + Debate — Pulsão é uma obra audiovisual expandida que integra elementos de ficção científica, multiverso, literatura universal e poesia falada. Livremente inspirada nos clássicos “A Peste” e “O Livro da Revelação de João”, traz citações dos 7 selos do apocalipse bíblico, incorporando referências estéticas de videoarte, softwares, imagens de satélite e arquivos.Direção e Roteiro Caco Pontes Elenco: Alex Dias, Caco Pontes, Daisy Coelho, DJ B8, Flavio Lazzarin, Leo Castilho, Luana Della Crist, Marcopablo Vitorino e Willian Aleixo. (49 min.)  Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema.  Musical. 14 anos.

19h — Ecos do Teatro Experimental do Negro + PALESTRA — O documentário conta a história do Teatro Experimental do Negro, que completa 80 anos. Fundado em 1944, foi um movimento artístico e social, fundado pelo ativista Abdias Nascimento, que buscou valorizar e dar protagonismo à cultura e ao povo negro no teatro e na sociedade, combatendo a representação estereotipada do negro nos palcos. Atuou também na educação, alfabetização, conscientização e na luta antiracista, influenciando gerações e sendo um marco para a cultura brasileira. O grupo lançou atores e atrizes como Ruth de Souza e Léa Garcia, que se tornaram ícones do teatro brasileiro. Direção: Daniel Solá Santiago. (180 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar.  Cinema. Documentário. Satyriblack. Livre.

22h10 — Baile Soul — Documentário sobre a cena BLACK RIO dos anos 60 nos subúrbios cariocas. Direção, roteiro e produção: CAVI Borges. (70 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Musical. Satyriblack. Livre.

14h — Pinga Fogo — Protagonizado por Jade, uma mulher guiada por forças espirituais, “Pinga Fogo” aborda temas como ancestralidade, reencarnação, fé e resistência. A protagonista, vítima de violência doméstica, é protegida por seu Exu-Mirim, que incorpora fora do terreiro — um ato sagrado e reservado a momentos extremos. A narrativa entrelaça flashbacks de vidas passadas com o presente, costurando uma história potente de cura e libertação. Direção e roteiro: Vitória Mantovani. Elenco: Bia Lorca, Daniel Bisogni, Davi Lima,  Josi Reis,  Roger Ribeiro, Thais Tresolvi e Wesley Schmitt. (40 min.)  Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Satyriblack. Livre

17h45 — 60 Anos Depois | MT DITADURA + DEBATE — O documentário “60 Anos Depois” já mobilizou centenas de pessoas no lançamento em 21 de março de 2025 no Cine Teatro Cuiabá, com um público de 220 pessoas. No Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (CINEMATO), organizado por uma equipe liderada pelo cineasta e curador Luiz Borges, exibido no Teatro da UFMT para mais de 170 pessoas e selecionado para a abertura da 24ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, também exibido no Teatro da UFMT, atraindo um público de mais de 400 pessoas no dia 23 de setembro. Nessas três exibições nesse ano de 2025, o documentário já foi assistido por mais de 790 pessoas.
(50 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Livre .

19h Muxirum Quilombola das Artes Cênicas – Ancestralizar a História (MT) — Mini documentário realizado na Comunidade Quilombola Ribeirão da Mutuca (Mata Cavalo/MT), durante o programa Empreendedorismo Cultural do Instituto Sementes do Bem – MUXIRUM DAS ARTES CÊNICAS – ANCESTRALIZAR A HISTÓRIA. A obra traz crianças, jovens e anciãos encenando a história da Rainha Rosa, símbolo da resistência quilombola. Um mergulho sensível na ancestralidade, memória e potência criativa do território. Direção: Joyce Lombardi. (60 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. Livre .

20h20 — Benzô — Benzô revela a história de Sérgio, um Pajé Guarani, e Dona Florinda, uma caiçara, que utilizam sonhos, plantas e rezas como formas ancestrais de cura. Com ilustrações em xilogravura, o filme entrelaça documentário e animações para explorar tradições culturais e a benzedura como prática de cura enraizada em nossa história. Direção: Letícia Andra Elenco: Florinda dos Santos Moraes Sérgio Karai Macena. (15 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Biografia. 10 anos.

20h20 — Da aldeia à universidade — Da aldeia à universidade é um documentário que fala das experiências e conflitos culturais dos indígenas Srowasde Xerente e Krtadi Xerente ao saírem da aldeia em busca de formação universitária. Direção: Leandro de Alcântara (16 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. Livre.

20h20 — O Despertar Aiyra — “O Despertar de Aiyra” é um tributo emocionante à cultura e à resiliência dos povos indígenas da Amazônia. É uma lembrança poderosa de que a harmonia com a natureza é vital para a sobrevivência de todos nós. Direção: Duda Rodrigues, Juliana Rogge. (18 min.) Onde: CINE SATYROS BIJOU — Sala Patricia Pillar. Cinema. Biografia. Satyrinários. 10 anos.

20h20 —  Vozes do Território – Terra Indígena Piaçaguera — “Vozes do Território —Terra Indígena Piaçaguera” é um convite a mergulhar nas histórias e resistências dos povos indígenas do litoral sul de São Paulo. Sob o olhar e a vivência de quem guarda e luta por essas terras, neste documentário revela o árduo percurso de demarcação e ocupação, as feridas deixadas por invasões e os desafios atuais do polêmico Marco Temporal. Guiado pelas vozes de quem vive e protege essa terra, o filme é um testemunho vivo de coragem, ancestralidade e o incansável desejo de manter viva a conexão com suas origens. Direção: Diana Freixo. Elenco: Guaciane da Silva, Itamirim , Luan Apyka, Guaíra, Amâncio, Muru, Vagner Tataendy, Lenira Djatsy, Dora Nhandetsy, Adriele Ara Poty, Awa Tenondegua dos Santos. (16 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar.  Cinema. Biografia. 10 anos.

21h55 —  Contente : ) — Enquanto Tulipa e Girassol realizam seus últimos shows infantis, o dia se desenrola com momentos agridoces que revelam a complexidade de seu relacionamento até a sua separação. Direção: Ale Peralta. Roteiristas: Ale Peralta, Melissa Rebelo Kerezsi. Elenco: Heidi Monezzi e Beto Bellinati. (17 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Comédia dramática. 10 anos.

21h55 — Soluços de Arranque — Na ida para o trabalho, Melissa tem sua risada substituída por uma buzina. Em Soluços de Arranque, a jovem tenta lidar com sua extraordinária condição, por meio de uma sessão de exorcismo e uma frustrada visita a uma médica aspirante a influencer digital. Direção e Roteiro: Lucas Meger. Elenco: Mariá Marques, Diogo Lipoam, Måy Crepáldi, Tai Zatolinni, Bárbaro Xavier, Cindy Amaro, Klifferson Jesus, Leonardo Benatti. (23 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Comédia. 14 anos. 

21h55 — O Lado que a cidade não vê — O documentário “O Lado Que A Cidade Não Vê” se passa em Goiânia e acompanha três pessoas trans em suas rotinas profissionais. A obra revela como o preconceito transfobia, machista e racista afasta corpos trans do mercado de trabalho, expondo a luta diária dessa comunidade para resistir e romper com estatísticas de exclusão e marginalização. Direção e roteiro: Thomas Toledo. Performers: Flávys Guimarães e Roh Witch. (17 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. 14 anos.

21h55 — O Homem do Último Testamento —Cansado de sobreviver a uma pandemia global, o último sobrevivente do planeta terra decide registrar seus últimos momentos e contar a história de como a humanidade destruiu o planeta terra. Direção e roteiro: Jonatan Cabret. Elenco: Tom Garcia. (7 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema.  Drama. 14 anos.

11h00 — Cine-Debate “O Presente” — Exibição do curta-metragem “O Presente”, seguida de debate. “Em seu aniversário de casamento, Yusef e sua filha pequena saem pela Cisjordânia para comprar um presente para sua esposa. Entre soldados, estradas segregadas e postos de controle, quão fácil seria fazer compras?” O encontro propõe uma reflexão sobre os impactos psíquicos e sociais da ocupação e do colonialismo. Direção: Farah Nabulsi. * Roteiro: Farah Nabulsi e Hind Shoufani.  Promovido pela Frente Psicanalistas pela Palestina (150 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Livre.

14h —  Alfredo — Há cinco anos em um lar de idosos, Alfredo vive cercado por memórias apagadas. No dia do seu aniversário, um programa de TV desperta seu desejo de liberdade, levando—o a uma busca pela autonomia há muito esquecida. Direção e Roteiro: Lara Pires, Elenco: Narciso Telles, Flávio Arvelos,Cássio Machado, Ricardo Augusto, Laís Batista, Giovana Araujo e Paulo Merísio. (24 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Livre.

14h — Prefiro Lembrar Dela Assim — Entre memórias e imagens guardadas em uma caixa de fotos, um neto reconstrói, com delicadeza e amor, a trajetória de sua avó, Dagmar Calmon. No cruzamento entre lembranças pessoais, registros, familiares e referências da cultura brasileira, o curta-metragem “Prefiro Lembrar Dela Assim” transforma o íntimo em coletivo. Um ensaio biográfico sensível sobre afeto, ausência, memória e as diversas formas de contar a história de alguém. Porque, às vezes, amar também é escolher como lembrar. Diretor e roteirista: Dudu Tobias. (15 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Livre.

14h — Vai Ficar Tudo Bem — Vai ficar tudo bem, narra um encontro de uma jovem chamada Esperança com uma senhora em um banco de praça. As duas começam a conversar sobre os desafios e as escolhas que a vida propõe. É um filme sobre afeto e motivação. Direção e roteiro: Wescley Di Luna, Elenco: Kenya Costta, Soraia Arnoni e Pâmela Morais. (14 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Livre.

14h — Zé Tonho — Zé Tonho narra o período mais dramático da jornada de um migrante baiano que dedicou sua vida a construir… Mas, o que se constrói? Para quem se constrói? Direção: Lucas Chagas. Elenco: Da Lapa, José Tomaz Costa, Sebastião Cordeiro, Luciana Lisboa, Moisés Pereira, Rubens Resende, Paulo Brito e Mariano Rodrigues. (25 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. 12 anos.

15h30 — Esta Noite Seremos Felizes — Seu Carlos (Othon Bastos) e Dona Deise (Bete Mendes) encontram—se toda semana no baile “Esta Noite Seremos Felizes” para viverem uma lúdica e nostálgica história de amor. Direção: Diego dos Anjos, Elenco: Carol D’Ávila e Giselle Favoreto. (35 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Romance. Livre.

16h15 — Do Outro Lado da Serra — Benício, Laís, Maiara e Cauã estão na cidade interiorana de Catas Altas com as suas famílias, como crianças que são e, em férias, se juntam para pintar o “sete”. Durante os dias de brincadeira, Benício é levado às memórias de seu avô através da redescoberta da relíquia de uma entidade ancestral do cerrado, Águara. Curiosos,  eles bolam um plano para conhecê-la e, nesse fabuloso encontro, eles descobrem que podem contar suas próprias histórias.Direção e Roteiro: Amanda Borges.  (25min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Livre.

16h15  — Inversão — Em um mundo onde as brincadeiras de rua deram lugar às telas e onde as amizades se constroem por meio de partidas virtuais, o filme “Inversão” convida o espectador a refletir sobre as transformações nas relações humanas. O curta- metragem, dirigido e roteirizado por Túlio de Melo, percorre dois tempos distintos – o passado, repleto de encontros reais, e o presente, dominado por conexões digitais – para mostrar como a tecnologia, quando usada em excesso, pode se isolar ao invés de aproximar. Com uma narrativa voltada ao público infantil e infantojuvenil, o filme provoca uma reflexão sobre a importância do equilíbrio entre o mundo virtual e o real. Direção: Túlio de Melo, Elenco: Renata Ferreira, Isaque Varão Cícero, Luciano de Alcântara Silva, Gustavo Barros de Melo Souza, Heitor Staaks Rodrigues, Rafaella Barros de Melo Souza, João Fábio de Melo Cícero, Mariana Salles Rassati, Ester dos Santos Oliveira Lima, Bianca Rodrigues Barbosa, Laura Cavalcante Martins, Luísa Martins Aires, Maria Vitória dos Santos Batista, Giovanna Ferreira Lima e Guilherme de Paula Silva. (15 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Comédia. Livre.

16h15 — Posso te fazer uma pergunta? — Rafael é um menino que gosta de explorar seu lado criativo e sensível, atraído por interesses que a sociedade julga como femininos. Quando sua avó lhe presenteia uma revista com Lady Gaga na capa, ele se sente inspirado e acolhido. Porém, os olhares e comentários preconceituosos à sua volta desafiam sua autoconfiança, enquanto sua avó e irmã permanecem como seu porto seguro, incentivando – o a ser quem ele realmente é. Direção: Antônio Cortez e Danilo Teixeira. Elenco: Lorenzo Galli, Mafê Beneduzzi, Claudia Caê, Rangel de Oliveira e Mariana Soares Alem. (15 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama.  Livre.

16h15 — Sobre Filmes e Bicicletas — Bruna, uma jovem de 19 anos, se lembra de um momento especial de sua infância, quando seu avô Arolfo a levava ao cinema na sua bicicleta. Embora Arolfo não entenda a magia das telas, ele incentiva Bruna a assistir ao filme sozinha. A experiência se torna uma memória afetiva que une as gerações, e Bruna, ao compartilhar a história do filme com seu avô, revela o poder do cinema para conectar vidas e criar laços familiares. Direção: Danilo Teixeira e Thais Siqueira. Elenco: Bruna Rodrigues, Ronaldo Nunes, Isis Maria e Edith Marinho. (11 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Livre.

18h45 — Tira e Vira — A criação de um star system burlesco no Brasil de 1960 promove uma reviravolta no panorama da arte do striptease no país, vista como uma perigosa ameaça aos bons costumes e marcada por repressão da Censura e confrontos com a polícia. Pela primeira vez, cinquenta anos depois, essas mulheres pioneiras contam o seu lado da história. Direção: Alberto Camarero e Alberto de Oliveira. Elenco: Tânia Ramirez, Roselys Taylor, Carmen Litel, Brigitte Darling, Suely Morelli, Edy Star, Ruth Mezeck, Mauricio Kartun, Danilo Dunas, Fernando D’Alba, Marco Chavarri – D.Fenix e Sete de Ouros. (93 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. 16 anos.  

20h25 — Alzira Rufino – Eu mulher negra resisto — “Alzira Rufino – Eu Mulher Negra Resisto” (2025, dir. Gilson de Melo Barros) resgata a trajetória da poeta e fundadora da Casa da Cultura da Mulher Negra. Através de arquivos, depoimentos e performances, o documentário revela sua luta antirracista e feminista, projetos como a revista EPARREI, o coral Omó Oyá, e programas de combate à violência doméstica. Uma homenagem do TEP/Unisanta à voz que ecoa na resistência negra brasileira. Direção e roteiro: Gilson de Melo Barros. (18 min.)  Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. Satyriblack. Livre.

20h25 — A.mare ‘A.mare’ resgata a memória de imigrantes italianos no interior de São Paulo. Ambientado durante a Ditadura Militar, o filme se passa na Vila Taquarussu em Mogi das Cruzes, retrata os conflitos geracionais e de costumes de uma família da zona rural. Direção: Rodrigo Campos.  Elenco: Luluh Pavarin, Pri Maggrih, Vinicius Meloni e Marcelly Carmelino. (25 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Livre.

20h25 — A Mulher do Mundo — Curta produzido pelo Coletivo Mulher do Mundo em comemoração aos 7 anos de história, lançado em 2024 que mergulha nas reflexões sobre o morrer, vindas de quatro mulheres conectadas entre si e convida o espectador a imergir nas complexidades do existir das naturezas humanas e não humanas, que perpassam as diversas experiências do ser mulher na sociedade atual. Tudo isso percorrendo as paisagens exuberantes do cerrado. Diretora e roteirista: Alice Lira. Elenco: Allana Nogueira de Matos, Mariana Camargo, Nawa Pey (Clara Lenzi) e Isadora Dias Nunes de Sena (16 min.) Onde: Cine Satyros Bijou —Sala Patricia Pillar. Cinema. Ficção. Livre.  

20h25 — Axis Mundi — O conceito por trás da obra Axis Mundi se baseia na criação de uma identidade sonora que pretende fundir a dicotomia presente entre o ser biológico (ser humano) e a máquina (a tecnologia), abordando os impactos dos avanços tecnológicos, como a informação excessiva, e a forma como isso transforma nossa percepção do tempo, da realidade, e da espiritualidade. A intenção é criar uma sonoridade propícia para que o público possa vivenciar essa tensão, ao mesmo tempo em que os convida a se distanciar do ritmo acelerado do cotidiano. Em suma, a proposta é questionar para onde estamos indo nessa velocidade toda. Direção: LUDLED, Lucas Marcarini, Daniel Bandeira e Iz Luiz. Performer: LUDLED. (13 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. 12 anos.

20h25 — Feita pra mim, como a água que afoga — Lísia se apaixona por uma mulher que parece ter saído de um conto de fadas. Envolvida pela paixão, ela se entrega a um amor que logo se revela opressor e sombrio. Entre agressões e silêncios ensurdecedores, Lísia se vê prisioneira de um pesadelo que antes parecia um sonho, até que decide partir em busca de liberdade e autodescoberta.Direção e roteiro: Rhero Silva. Performer: Dhiovana Souza. (11 min.)  Onde: Cine Satyros Bijou —Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. 16 anos.   

20h25 — Gorro Vermelho na Lua Cheia — Paulinha busca uma solução nos ensinamentos antigos da avó para proteger sua família na próxima lua cheia. Sua mãe precisa tomar uma decisão sobre as terras da família pois é assediada pelo agronegócio. Diretor e Roteirista: Vitor Meloni. Elenco: Tamara Malunga, Leandro Caris, Ester Hadassa, Flavio Estevão, David Balt, Rafael Martins. (20 min.)  Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Fantasia. Satyriblack. 10 anos.

20h25 — Rapsódia em Azul  — Após anos sendo invisibilizada em uma companhia de balé por causa da cor da sua pele, uma jovem dançarina preta finalmente assume o papel principal quando a estrela se machuca. Mas o espetáculo se transforma em uma performance exótica inspirada em Josephine Baker, e ela percebe que seu corpo está sendo usado como vitrine. Entre aplausos e inquietações, precisa decidir entre seguir representando esse papel ou romper e dançar com sua própria verdade. Direção e roteiro: Marina Barancelli. (15 min.)  Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. Satyriblack. 12 anos.

20h25 — Verão dos Esquecidos  — Numa clínica psiquiátrica, uma enfermeira se depara com diversos pacientes que relatam terem vivido histórias idênticas. Assim, ela se vê dividida entre o que é verdade e o que é loucura. Direção: Gabriel Teiga; Roteiro: Duda Mendes, Luís Holiver, Mariane De Martin. Elenco: Anna Paula Kuller; Eduardo Chagas, Karina Bastos, Duda Mendes, Diego Rifer, Luís Holiver, Tati Otaka, Elisa Barboza, Julia Frige. (15 min.)  Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. 10 anos. 

22h55 — A Filosofia na Alcova – Dolmancé e Juliette comandam uma casa em que todos os prazeres sexuais são possíveis. Um dia, eles recebem o pedido de um burguês para acolher sua filha virgem, Eugénie. Direção e roteiro: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez. Elenco: Henrique Mello, Stephane Sousa, Phedra D. Córdoba, Hugo Godinho, Bel Friósi, Felipe Moretti, Suzana Muniz, Eduardo Chagas, Giovani Pavan, Lenin Cattai, Otávio Mendes, Lucas Allmeida, Fernando Soares e Felipe Soares. (80 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Drama. 18 anos.

11h00 Cinema e Psicanálise nas Brechas – Edição de Aniversário – EXIBIÇÃO DO FILME VIRGINIA E ADELAIDE (2025) – DEBATE COM LILIAN DE LIMA E ROSA RODRIGUES. MEDIADORA ISILDINHA BAPTISTA NOGUEIRA. Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema.

13h30 — As Cores Mágicas — Uma camaleoa sem cor embarca em uma jornada mágica para além de sua floresta em preto e branco, descobrindo novos lugares, amizades inesperadas e a alegria de abraçar suas verdadeiras cores. Roteiro e Direção: Victor Vinícius. (8 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Animação. Livre.

13h30 — Catarse — Preso em uma rotina sem cor, Théo abandonou sua paixão pela arte, vivendo uma vida corporativa e solitária. Mas ao se deparar com “A Noite Estrelada”, uma onda de sentimentos reprimidos transborda, rompendo as barreiras entre sonho e realidade. Direção e roteiro: Nicole Carvalho Fukushima, Théo Álan de Sá Bugelli.  (4 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Animação. Livre.

13h30 — Homi do Saco — Mimi se vê em uma situação difícil depois de ter sido acusada por injusta causa e agora se vê na obrigação de explicar o que aconteceu no fatídico dia em que levantou seus punhos para salvar a população da creche. Direção e roteiro: Deborah Guatura de Paula.  (4 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Animação. Livre.

13h30 —  O Mundo por Carlitos — Durante uma noite chuvosa, Carlitos vai até o porão buscar um filme, mas, enquanto procurava, um Coelho Branco aparece e rouba o filme das suas mãos. Os dois caem dentro de uma caixa e descobrem um mundo cheio de referências do cinema e da animação. Carlitos parte em uma jornada para recuperar o filme roubado. Direção e roteiro: Karine Itao Palos. (4 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Animação. Livre.

13h30 — Ricordi — Uma mãe (Eva) e sua filha (Zoe) passam por momentos valorosos juntas, mas são surpreendidas por um acidente fatal que ressignifica tudo. O acidente faz Eva refletir sobre os laços e recordações que criaram ao longo do tempo em família. Direção e roteiro: Vitor Taborda, Cindy Macedo.  (3 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Animação. Livre.

13h30 — Sognare — Um gato perdido desperta no misterioso mundo do Sonhar, onde realidade e fantasia se misturam. Sem memórias de como chegou ali, ele parte em uma jornada mágica para recuperar sua coleira e sua liberdade. Será que ele encontrará o caminho de volta para casa antes que tudo ao redor se desfaça? Direção e roteiro.: Larissa Hipólito Matheus. (6 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Animação. Livre.

13h30 —  Victor — Olívia é uma menina solitária e curiosa que embarca em uma amizade às cegas com seu misterioso vizinho após um pequeno incidente. Mas, o que ela não sabe, é que Victor está prestes a lhe mostrar um mundo secreto e obscuro, onde nada é o que parece. Direção: Ana Luisa Bello, Breno Barboza. Roteirista: Ana Luisa Bello. (5 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Animação. Livre.

14h25 —  Não é a Última Ceia Seguindo a tradição, os calouros da Escola de Arte Dramática, possuem a tarefa de preparar a festa de aniversário da escola, justamente em um ano marcado por lutas pela permanência dessa instituição. Memórias e o presente se misturam e traçam caminhos para o futuro, honrando o legado de uma instituição que formou tantos talentos em sua longeva história. Roteiro e Direção: Conrado Costa e Gabriel Almeida. (17 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. Livre.

14h50 —  Pandora 20 anos! Em celebração aos 20 anos de existência do Grupo Pandora de Teatro, o documentário aborda diferentes facetas da trajetória do coletivo, com trechos de espetáculos e depoimentos de pessoas da equipe que vivenciaram os processos de criação e circulação desses trabalhos. Criação e produção: Grupo Pandora de Teatro. Roteiro: Lucas Vitorino. Elenco: Caroline Alves, Cristian Montini, Elves Ferreira, Filipe Dias, Lucas Vitorino, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido. (80 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. Livre.

16h30 —  BARAFONDA –  Do coro vieste e ao coro retornarás “BARAFONDA – Do Coro Vieste e ao Coro Retornarás” é um documentário sobre uma peça teatral homônima da Cia São Jorge de Variedades. A peça, que estreou em 2012 e teve temporada até 2013, abordava a memória e os personagens do bairro paulistano Barra Funda, mesclando-os com tragédias gregas como “Prometeu Acorrentado” e “As Bacantes”. Direção: Bruna Lessa. Roteiro:  Bruna Lessa e Francisco Costabile(80 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. Livre.

18h —  Nós Somos o Amanhã Um filme musical LGBTQIA+ sobre a juventude queer, que celebra a música pop juvenil anos 1980, com hits de Xuxa, Turma do Balão Mágico e Trem da Alegria, em regravações interpretadas pelo próprio elenco do filme, com destaque para Claudia Ohana, Silvero Pereira como uma fada drag queen e o cantor Rico Dalasam estreando como ator, entre outras surpresas alucinantes. Direção e roteiro: Lufe Steffen.  (103 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Musical. 14 anos.

19h50 —  Papai Era Espião! Teste de DNA leva uma filha e uma equipe de cinema a reconstruir a história de um pai ausente. No filme, Viviane Annibal Müller, psicóloga negra paulistana busca suas origens e revela uma trama internacional de espionagem, racismo e identidade. Diretor: Luiz Carlos Lucena. (74 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. Livre.

21h30 —  Os Ruminantes Em 1967, Luiz Sergio Person e Jean-Claude Bernardet escreveram o roteiro daquele que seria um de seus mais importantes filmes: “A Hora dos Ruminantes”, mas que nunca foi filmado. “Os Ruminantes” conta esta história sobre o cinema brasileiro das décadas de 60 e 70 e suas questões políticas, além de fazer revelações de documentos confidenciais da Ditadura Militar em diálogo com Hollywood. Direção e Roteiro: Tarsila Araújo e Marcelo Mello.  (80 min.) Onde: Cine Satyros Bijou — Sala Patricia Pillar. Cinema. Documentário. 16 anos.