“Sujas” [Teatro Adulto] | por Fernanda Araújo [@nanndaaraujo]
“Sujas” [Teatro Adulto] | por Fernanda Araújo [@nanndaaraujo]

“Sujas” [Teatro Adulto] | por Fernanda Araújo [@nanndaaraujo]

Não costumo pesquisar previamente sobre as peças que vou assistir, e foi assim também com Sujas. Talvez, por ser mulher, ao ler seu título, eu tenha imaginado do que poderia se tratar, mas, ao assisti-la, foi algo muito maior do que eu poderia conceber.

Uma experiência enriquecedora e necessária. A peça começa com festa, música ao vivo, churrasco, cerveja e samba no pé. Uma alegria e leveza que, brutalmente, se transformam em desespero e dor.

Sujas é uma peça reveladora, que explora, de maneira performática, as dores e culpas de ser mulher. O abuso e a violência aos quais todas nós, mulheres, somos expostas e, muitas vezes, vítimas. A montagem das cenas, com suas viradas, e, principalmente, o momento de interação com o público, são impactantes e muito bem encenados. O uso da interação cria uma sensação de envolvimento profundo, fazendo com que o público não apenas observe, mas se sinta parte daquela trama, compartilhando, de certa forma, a carga emocional das personagens.

O objetivo da catarse é explicitamente atingido. Os espectadores se comovem, e choros discretos podem ser ouvidos. Não há como não se envolver com as histórias reveladas e com a forma como são entregues a nós em cena.

Destaco as três atrizes, que estavam muito bem preparadas, entregues, com uma encenação sensível e visceral. O tema é abordado de forma respeitosa, mas completamente expositiva. Você visualiza, de forma teatral, clara e intensa, as emoções vivenciadas por mulheres que passam por essas experiências, dando uma voz poderosa às suas histórias.

A sonoplastia é algo que muito me encanta, e o fato de ser feita ao vivo enriquece ainda mais a experiência. Ela tem um papel crucial na construção da atmosfera e na amplificação das emoções transmitidas pelas personagens. O uso do som é cuidadosamente pensado para intensificar a transição entre os momentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *