O filme “Saudade fez morada aqui dentro”, dirigido por Haroldo Borges e que estreou em 2022, traz à tona um tema pouco explorado no cinema nacional de forma sutil e marcante. Bruno (Bruno Jeferson) tem 15 anos, vive com sua mãe e irmão, e sofre de uma doença degenerativa que lhe tirará a visão em algum momento. Antes que isso de fato ocorra, o espectador acompanha Bruno em sua rotina de adolescente e, consequentemente, verifica o impacto que isso ocasionará em sua rotina. Numa das frases do filme, o protagonista diz: você já viu cego estudar?
O tema é delicado e emblemático, principalmente se pensarmos em lugares mais carentes de informação, estrutura educativa e suporte emocional para lidar com tal assunto. A primeira cena é justamente um debate entre a mãe do aluno e a escola (e seus personagens) sobre o futuro de Bruno: o que acontece quando numa escola pública uma criança perde a visão? O longa denuncia o despreparo a que a criança está sujeita. Não à toa, e talvez pela sua abordagem delicada, está na lista dos 12 candidatos brasileiros que concorrem a uma vaga como representante do país no OSCAR 2025 na categoria de filme estrangeiro.
Apesar do tom dramático do assunto, o roteiro equilibra momentos dramáticos e tensos com outros de superação e leveza, fazendo com que o público se envolva e absorva a história de Bruno como se fosse a de um ente querido. Isto ocorre, principalmente, na cena final, que potencializa a vida de Bruno para além de uma deficiência — mostrando que um sujeito não deve jamais ser marcado por isso e que, com o devido apoio (emocional, familiar, por exemplo), a vida segue e pode ser bonita e emocionante.
Filmado no sertão baiano, com elenco de atores não profissionais e roteirizado por Borges e Paula Gomes, o filme dialoga com questões importantes e pungentes da realidade dos adolescentes — como a sexualidade, por exemplo. Vale ressaltar a presença luminosa e natural do elenco feminino jovem.
Tendo conquistado mais de vinte prêmios em festivais na Argentina, Rio de Janeiro, Rio Grande de Norte e Paraíba, “Saudade fez morada aqui dentro” pode ser assistido amplamente pela plataforma de streaming Netflix.