“Hipóteses sobre a Construção” [PerforMix] | por Beatriz Porto [@beatrizpfg]
“Hipóteses sobre a Construção” [PerforMix] | por Beatriz Porto [@beatrizpfg]

“Hipóteses sobre a Construção” [PerforMix] | por Beatriz Porto [@beatrizpfg]

O artista, Renan Marcondes, atravessa a praça fazendo algumas paradas. A cada uma delas, ele tira objetos corriqueiros da bolsa (coisas como réguas e lápis) e usa eles de apoio no mobiliário urbano. Há um estranhamento em ver um homem parado e apoiando o braço em um ou dois lápis, mas a imagem logo se perde no meio da Praça Roosevelt, lugar em que, convenhamos, podemos esperar que qualquer coisa aconteça. “Causo” curioso em relação à performance foi minha busca por ela, que durou cerca de 15 minutos, uma vez que não havia especificação de onde na praça ela começaria. Até que eu encontrasse o artista, fiquei encarando diversas pessoas numa busca do que me parecia performático ou minimamente parecido com a sinopse da performance. Entendo que a isso se poderia responder “é uma ótima performance em si”. Sim, mas para além disso, me pergunto também o que isso diz sobre a relação que algumas performances estabelecem com o público. O objetivo da performance era ser vista? Por quem? E para dizer o quê?

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