“Bodas de Sangue” [Teatro Adulto] | por Douglas Ricci [@blogaus] 
“Bodas de Sangue” [Teatro Adulto] | por Douglas Ricci [@blogaus] 

“Bodas de Sangue” [Teatro Adulto] | por Douglas Ricci [@blogaus] 

A Cia. Divino Ato, da cidade de Ribeirão Preto, felizmente trouxe sua elegante montagem de “Bodas de Sangue”, obra de Federico Garcia Lorca ao Festival Satyrianas deste ano. O texto, um clássico da dramaturgia ocidental, nos apresenta uma trama onde quatro jovens se veem arrastados por paixões, que tentam inutilmente freá-las, e que os leva a um trágico desfecho. 

Na versão do Divino Ato, dirigida por Rafa Corrêa, os elementos de encenação conversam de forma harmoniosa transportando o público para ensolaradas e calorentas terras espanholas. A encenação nos contempla com precisas imagens que corroboram nessa narrativa, tais como quando entramos no espaço cênico e vemos uma mulher sovando um trigo em uma tigela, e sobreposta a ela, no fundo da cena, a silhueta de uma noiva que irá pairar na encenação durante todo o percurso dramatúrgico, me levando a refletir sobre a condição de subjugamento das mulheres desta história, mesmo quando parecem empoderadas como a mãe do noivo, por exemplo.

São poucos os elementos de cenografia, precisos, poéticos e úteis na encenação. Em diálogo com o bem feito e bem pensado figurino, bem como a certeira iluminação, corroboram na feitura exata das imagens criando jogos de cores em cena e nos oferecendo a possibilidade de fazer correlações entre elas.

De nada serviria tudo isso se o elenco não segurasse  o espetáculo com ritmo e a precisão dramática que o texto de Lorca exige, e o elenco do Divino Ato não deixa a peteca cair – levando com a paixão necessária suas visões desses personagens de sangue quente. Acredito que a harmonia que vejo na encenação da peça tem muito a ver com um trabalho de teatro de grupo, que no interior do estado é bastante profícuo em diversas cidades, estabelecendo elos criativos entre seus integrantes e possibilitando instigantes exercícios estéticos, como este trabalho da Companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *