“Atos e Desatos – Lembram Deles?” [Teatro Adulto] | por Paulo Maeda [@paulomaeda1] 
“Atos e Desatos – Lembram Deles?” [Teatro Adulto] | por Paulo Maeda [@paulomaeda1] 

“Atos e Desatos – Lembram Deles?” [Teatro Adulto] | por Paulo Maeda [@paulomaeda1] 

Sempre retornamos ao bardo! Não é surpreendente, um jovem coletivo teatral decidir iniciar sua história partindo de solilóquios de William Shakespeare. Desafiador, de fato. É chover no molhado sublinhar que os textos que tinham importância fundamental na cultura e na sociedade inglesa do século XVI continuam sendo necessários no século XXI. Shakespeare sempre tem o que nos dizer, na quadra histórica que vivemos não percebemos similaridades entre os discursos dos homens no poder com a ganância de Macbeth? Sem esquecer das grandes questões da alma, como a inveja, o ciúme, o medo… faziam sentido séculos atrás e permanecem.

Para isso, a Companhia Engendrada utiliza o texto em uma porção de formas, seja mantendo uma tradução mais ‘clássica’, digamos, ou adaptando para uma linguagem mais informal, popular (Shakespeare era popular em sua época). Para além da escolha da forma como as palavras serão ditas, bom pontuar o quão importante é como se apropriar dessas palavras com suas diversas perspectivas. Essa é a genialidade de Shakespeare e o grande desafio para intérpretes. Uma das múltiplas camadas que sempre me chama a atenção é a metalinguística, o quanto o autor dava aulas de interpretação em seus textos. Quem se posiciona mal em cena morre como um rato, não é visto. Quem não se pronunciar direito não será ouvido, é como pronunciar palavras ao vento. Quem se pavoneia demais em cena acaba perdendo o sentido do que está fazendo… e aqui é uma linha tênue e complexa, quando acreditamos que estamos alcançando um estado trágico,  podemos passar do ponto e transformar tudo em drama. É um risco enorme, Shakespeare melodramático perde todas as suas imagens e potências.

O ambiente externo escolhido para ser feita apresentação tem um lado positivo, é ágora, espaço de atravessamento do povo, para alguns textos como o de Brutus encaixa-se perfeitamente, porém tem um lado negativo, em alguns momentos perdia o texto por conta do barulho. Para além destes textos clássicos e de suas personagens clássicas, pontuo a junção de falas de Calibã e Sycorax para fazer uma ponte com os povos originários. Bons estudos e que encontrem camadas cada vez mais profundas em sua pesquisa.

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