Uma linha liga um ponto ao outro, dependendo da perspectiva um ponto é o início e o outro lado o fim. A idealizadora Adriana Ximenez tece uma colcha de dois retalhos, um deles é o conto ‘A Moça Tecelã’ de Marina Colasanti e o segundo ‘O Pássaro do Poente’, um conto popular japonês. Escolhas acertadas por suas características, que parecem próximas, mas que encontram riquezas em suas diferenças. Em comum – a máquina de tear! Portanto, mais que acertado escolher como prólogo, e de forma bem didática e lúdica, encantar a plateia com jogos enquanto apresenta como é a tal máquina.
O conto (ponto) escolhido para ser o início é o de Colasanti, a protagonista tem um dom, tudo o que tece se transforma em realidade, seus desejos e suas faltas ganham carne e osso, tamanho poder é logo controlado por um homem, também criatura tecida, torna-se possessivo, controlador e tudo consome…a tecelã diante de tal absurdo toma uma decisão! Agora torna-se ciente do protagonismo e não dependerá mais da decisão do outro para viver.
A segunda história contada parte de um conto japonês, um jovem camponês salva uma cegonha ferida durante um inverno, na sequência dá abrigo a uma jovem perdida que pede abrigo e por lá vai ficando, criando vínculo e vivendo com o camponês, ela quer ajudá-lo nas contas da casa e sugere que o marido venda tecidos que ela poderia tecer. Assim ela cria tecidos maravilhosos que são vendidos por boa quantia de moedas de ouro na feira da cidade. Mas existe uma condição, que ele a deixe trabalhar por três dias e três noites e não a espione… o homem é curioso, como Orfeu que não consegue deixar de olhar para trás, o camponês não segue o acordo e assim tem uma surpresa desagradável.
As histórias são contadas com brilhos nos olhos, a contadora cria imagens com as palavras e com delicadezas em miniatura, em um cenário que cabe numa mala. Também consegue criar bons momentos para criar pontes de diálogo com quem escuta as histórias, colocando público em movimento físico e mental para estar atento. A contadora de histórias com diferentes texturas nos dá a força dessas personagens.