O espetáculo “Adoniran”, do Ballet Stagium, é uma homenagem vibrante e divertida ao grande compositor paulista. A companhia consegue capturar a alma da cidade de São Paulo e a poesia crua e cotidiana das canções de Adoniran. As coreografias são cênicas e retratam a vida dos personagens que habitam o universo musical do artista, desde os boêmios do Bixiga até os trabalhadores da metrópole.
A trilha sonora, composta pelas próprias canções de Adoniran, certamente traz lembranças a todos os espectadores – não há como nunca ter ouvido uma de suas canções. Além disso, releituras de Elis Regina, entre outros nomes da música brasileira, estão no repertório. A cenografia e o figurino contribuem para a imersão no universo de Adoniran, transportando o espectador para as ruas e vielas de São Paulo. Além de um ator que representa o próprio homenageado, fazendo intervenções no meio dos bailarinos e com seu chapéu de lado. As imagens visuais criadas pelos bailarinos dão formas impensáveis às palavras contidas nas músicas, com vôos e pousos certeiros dos dançarinos.
Em resumo, “Adoniran” é um espetáculo imperdível para os amantes da dança e da música brasileira. Ballet Stagium demonstra, mais uma vez, sua maestria e tradição ao transformar o legado de Adoniran Barbosa em linguagens diversas. O espetáculo é uma celebração da vida, da música e da poesia, e nos convida a refletir sobre a cidade de São Paulo e sobre a obra atemporal de um dos maiores compositores brasileiros.