“Hors Concours” [DramaMix] | por Mariana Ferraz [@marianaferrazmf]
“Hors Concours” [DramaMix] | por Mariana Ferraz [@marianaferrazmf]

“Hors Concours” [DramaMix] | por Mariana Ferraz [@marianaferrazmf]

“Hors Concours”, texto de Fabio Brandi Torres apresentado durante a programação DramaMix, revela a história de Quim, um ator de teatro que acredita nunca ter sido devidamente reconhecido por seu trabalho, e que vive de modo ranzinza e complexado à espera de um grande prêmio que possa reconhecê-lo, assegurá-lo ou legitimá-lo publicamente em seu ofício. Após uma série de frustrações, Quim se depara com a figura de uma pessoa em situação de rua, uma espécie de mago das urbes, que oferece a ele o estabelecimento de um pacto para que o mesmo não apenas vença um prêmio importante, como para que sua vida se altere em absoluto. Daí, então, não apenas as promessas pactuadas se materializam, como a vida de Quim efetivamente se transforma – e se transtorna.

Tendo em vista que o texto apresentado diz respeito a um roteiro de cinema, considera-se que as escolhas de organização do espaço para a leitura encenada do mesmo foram bastante felizes: todo o elenco esteve presente no palco durante o exercício – sem que houvesse a típica e bastante desagradável movimentação de entradas e saídas de cena, que lamentavelmente costuma acompanhar um contingente importante de leituras de roteiros de audiovisual –; e muitas das marcações físicas e de objetos foram levadas à cena, garantindo ao público uma experiência um tanto mais estruturada daquilo que virá a ser o produto cinematográfico derivado de “Hors Concours”. 

Destaco, especialmente, as dinâmicas de cena estabelecidas pelos atores José Netho, que interpreta Quim, e José Trassi, seu agente e parceiro. Se a dupla logrou entregar tamanha sinergia numa leitura encenada, sem a mágica parafernália de recursos que apenas o cinema pode prover, é certo que o encontro entre Netho e Trassi diante das câmeras também suscitará uma experiência absolutamente prazerosa ao espectador.

“Hors Concours” é um trabalho dirigido por Erika Altimeyer, e conta também com Débora Carolyne, Pedro Henrique Moutinho, Keila Tasquini e Emmilio Moreira na integração do elenco. É mesmo um texto e tanto – e quem não o viu em cena, felizmente, poderá vê-lo nas telas. Sorte, a nossa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *