“A história de Mateus e Catirina” [Teatro Adulto] | por Paulo Maeda [@paulomaeda1]
“A história de Mateus e Catirina” [Teatro Adulto] | por Paulo Maeda [@paulomaeda1]

“A história de Mateus e Catirina” [Teatro Adulto] | por Paulo Maeda [@paulomaeda1]

Homenageando e respeitosamente bebendo da cultura popular nordestina dos mamulengos a Cia. Arte & Riso conta a história de Mateus, um cuidador de boi em uma fazenda e sua esposa grávida, Catirina, que está com um desejo muito insólito. Partindo da busca do jovem marido para conquistar o desejo da mulher até ter que lidar com todas as consequências de tal ação, durante toda essa jornada vai encontrando bonecos tradicionais como o Coronel Pacarú, a Velha Benzedeira, Padre e o Diabo.

Último espetáculo a ser resenhado, domingo, 19h, local: Praça Roosevelt, tempo: esfriando. Mais cedo não assisti um dos espetáculos mais conceituais do festival (creio eu) “Isso não é Teatro” estava marcado para acontecer na praça Roosevelt, às 14h… de fato isso não é teatro aconteceu… Pois bem, demorei um pouco para encontrar onde a trupe estava montando o cenário, medo de não acontecer teatro de novo, mas encontrei, depois deslocaram o cenário para outro local, a peça começa…poucas pessoas a minha volta, no decorrer da narrativa as pessoas foram ficando, se sentando, e se encantando, no fim tinha um público considerável a minha volta. É uma boa forma de finalizar essa experiência dos sprints, do olhar de fora, do buscar a sensibilidade do outro e dialogar sobre como foi a experiência de trocar com a sua. 

A peça “A História de Mateus e Catirina” tem um encanto particular, a atriz Lu Zitei tem um timing cuidadoso para a comédia. Os elementos cênicos são bem cuidados, pensados. Os fuxicos, os santos, os bonecos todos pensados com carinho. Nos agradecimentos, finalizam pedindo licença e agradecendo mestres e mestras da cultura popular nordestina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *