“Atos e Desatos” [Teatro Adulto] | por Luê Stracia [@hastaluego.br]
“Atos e Desatos” [Teatro Adulto] | por Luê Stracia [@hastaluego.br]

“Atos e Desatos” [Teatro Adulto] | por Luê Stracia [@hastaluego.br]

O espetáculo, apresentado diretamente na praça Roosevelt, teve algumas interferências de volume – outras intervenções acabaram se sobrepondo à voz dos atores, mas nada que não aconteça naturalmente no teatro de rua. “Atos e Desatos – Lembram deles?” resgata narrativas e trechos de obras de Shakespeare, invocando temáticas atuais ao meio dos antigos escritos shakespearianos, de forma a conversar com o público mais intimamente. 

São alguns monólogos de atores distintos, representando Lady Macbeth, Yorick, Calibã, Sycorax, Iago, Júlio César, Cleópatra e Rei Lear. Com esse revisitar dos personagens do passado, os atores passam por temas como poder, desejo, questões de gênero, amor, trabalho, racialidade, colonialismo, ciúmes, luxúria, morte e política. Com o objetivo de tecer e entremear esses fragmentos de textos, a Companhia Engendrada consegue linkar objetos do passado como uma coroa ou uma roupa de rei com a contemporaneidade da bandeira do Brasil, ou de grafismos indígenas na pele da atriz. Essa dicotomia presente/passado nos mostra como são vivas as memórias de um passado distante e como reproduzimos padrões de anos (talvez séculos) atrás. 

Por fim, de forma bela, temos o contato com uma diversidade de atores de variados recortes, para contar uma história longa e perene, de um clássico do teatro que precisa, como qualquer clássico, ser revisto de tempos em tempos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *