Satyrianas

Uma Saudação à Primavera

Desde a sua chegada à Praça Roosevelt, o grupo realiza a maratona cultural Satyrianas – Uma Saudação à Primavera. O evento é considerado um dos maiores festivais de arte da América Latina, oferecendo inúmeros eventos de acesso gratuito em teatros e espaços públicos.

O Festival conta, em média, com a participação de mais de 5 mil artistas, oferecendo 600 atrações e atingindo um público de cerca de 50 mil espectadores, ao longo de 78 horas ininterruptas de programação.

Teatro, dança, circo, performance, cinema, literatura e muito mais.


– Integra os Calendários Oficiais da Cidade de São Paulo e do Estado de São Paulo
– Prêmio Shell na categoria Inovação, “pela projeção, permanência e abrangência do evento ‘Satyrianas’ na condição de fenômeno histórico-artístico e social”
– Prêmio Especial da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)
– Prêmio Aplauso Brasil, na categoria Destaque
– Prêmio Arcanjo de Cultura, na categoria Redes




Ao longo dos anos, o Festival barrou as fronteiras regionais do Estado de São Paulo e, além de receber artistas da capital, do interior e litoral paulista, vem acumulando outros Estados em seu histórico e ganhou caráter internacional.

Nas últimas edições, o Festival Satyrianas recebeu artistas e espectadores de diversos Estados brasileiros, com mais frequência do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Amazonas; além de intercâmbios culturais promovidos pelo evento com instituições da Suécia, Cabo Verde, Finlândia, Portugal e Croácia.

A liberdade artística do festival fomenta grupos e coletivos a pensarem a cultura de forma ampla e tem transformado o evento em uma verdadeira incubadora de projetos. É durante a programação que os artistas podem mostrar, além de seus espetáculos em repertório, seus trabalhos em desenvolvimento, testar o público, forma e conteúdo de novas ideias. Muitos trabalhos se desenvolvem a partir de experiência embrionária na ‘Satyrianas’.