FESTIVAL SATYRIANAS
Ocupação 9 de Julho

Ocupação 9 de Julho

Programação Ocupação 9 de Julho  – Satyrianas

Dia 13/11/2024 (quarta-feira) – Abertura Festival

20h00: Abertura dos portões

20h30 às 21h30: Show Preta Ferreira

22h00: Encerramento

Comes e bebes: Cozinha Ocupação 9 de Julho com operação de venda

Mini bio Preta Ferreira: Janice Ferreira, a Preta, é multiartista, comunicadora nata e de formação. Premiada em 2020 no Festival de Gramado por sua atuação em “Receita de Caranguejo” , Preta também tem participação em séries e outros filmes. É a mais velha dos oito irmãos. Na adolescência, veio da Bahia para São Paulo e, desde cedo, trabalhou para ajudar na complementação da renda familiar. Formada em publicidade, consolidou sua carreira na produção cultural. É também a autora e intérprete do single Minha Carne e do livro Minha carne: diário de uma prisão. Tem por missão “transformar o mundo, para o desenvolvimento cultural e econômico, a partir de pequenos grupos, com promoção da paz e justiça social”, pontua. Na Ocupação 9 de Julho, Preta organiza eventos culturais e socioeducativos, desde pesquisas acadêmicas, laboratórios, oficinas, shows e ações de saúde e lazer.  Logline Multiartista, abolicionista penal, ativista pelo direito à moradia no MSTC.

Dia 17/11/2024 (domingo) – Circuito Satyrianas e Novembro Negro na Ocupação 9 de Julho

11h00: Abertura dos portões

12h30: Início do serviço de almoço com a Chef Aline Guedes

15h00: Roda de conversa com a poetisa Jô Freitas

16h00: Apresentação Jovens Ocupação 9 Julho

Mini Bio Chef Aline Guedes: Aline Guedes é mestre em Hospitalidade e especialista em vinhos WSET2. Chef pesquisadora, dedica-se à cultura alimentar de quilombos remanescentes e à cozinha afro-brasileira. Com mais de 15 anos de experiência em eventos e atuação docente, é palestrante e criadora de conteúdo, abordando gastronomia, vinhos e comida afro-diaspórica.

Mini Bio Jô Freitas: Jô Freitas é poeta, apresentadora, escritora e produtora. Nordestina, adotada por São Paulo há 30 anos, brinca com as palavras como se estivesse no quintal de casa. Celebra 10 anos na poesia em 2023 e, para marcar essa década na literatura, lança seu primeiro livro de contos intitulado “Goela Seca”. Realizou diversos projetos fora do Brasil, como Equador, Peru, Moçambique e África do Sul. Foi premiada pelo Troféu Baobá de Literatura 2021, Fade to Black 2020, foi apresentadora e Speaker do TEDx Campinas 2020 e ganhou o Prêmio Suburbano Convicto na categoria Poeta da Periferia 2019. Fez poesia em eventos com artistas renomados como Mano Brow, no troféu Raça Negra, e Monja Cohen. É idealizadora do Sarau Pretas Peri e do Sarau Lima e os novos Barretos. Como trabalho permanente realiza vídeos com dicas de leitura e escrita no Instagram @jofreitaspoesia. Atualmente está cursando Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FESPSP. Também circula nas escolas públicas com o projeto Lugar de poesia é em todo lugar, com palestras e oficinas de escrita criativa em Cenopoesia. “Aprendi a sentir o mundo com o peito do pé e assim completei uma década desenhando meus sentimentos nos versos da rua”