FESTIVAL SATYRIANAS
CORTEJO DA MULHER GIGANTE

CORTEJO DA MULHER GIGANTE

O CORTEJO DA MULHER GIGANTE

O Cortejo da Mulher Gigante é uma iniciativa criativa dos cursos de Técnicas de Palco (TP) em parceria com o curso de Sonoplastia (SO). A ideia nasceu em junho de 2024, e sua primeira incursão na cidade se deu nas redondezas da SP Escola de Teatro, no Brás. Coordenado por Vivi Ramos e Tâmara David, o cortejo, realizado pelas(os) estudantes, é especialmente dedicado à luta feminista, tendo a figura da mulher negra como um forte simbolismo e uma mensagem poderosa sobre a força e a presença feminina.

As(os) estudantes de Técnicas de Palco se engajaram na construção de uma boneca em escala aumentada que caminha, dança e se movimenta poeticamente pelas ruas do centro da capital. E, no próximo dia 13 de novembro, ela puxa o cortejo de abertura da 25ª edição do Festival Satyrianas.

Realçando a experiência desta caminhada, a trilha criada pelas(os) estudantes de Sonoplastia se inspira na memória de mulheres como Marielle Franco, Teresa de Benguela, Lia de Itamaracá, Xica da Silva, Leci Brandão, Ruth de Souza e tantas outras que, muitas vezes silenciadas, são citadas ao longo do caminho, enaltecendo suas trajetórias na luta antirracista, contra a LGBTQIA+fobia e pelo respeito ao direito à vida das mulheres.

Ocupar as ruas com arte e reflexão busca ressaltar a importância da representação feminina negra na construção da identidade de nossa história e o respeito à diversidade, ao mesmo tempo em que destaca a arte como um meio de resistência e expressão.

Nesta toada, o cortejo também conta com a presença e participação das(os) estudantes de Cenário e Figurino (CEFI), coordenados por Telumi Ellen, que agregam à performance com grandes peças inspiradas nas mitologias brasileiras e na criação de seres fantásticos híbridos, que vão ao encontro da diversidade de corpos e expressões das culturas LGBTQIA+.

O público também é convidado a participar ativamente! Traga seu instrumento para somar na batucada e venha nas cores branco e prata.

A concentração acontece em frente ao Satyros, às 19h, e segue em caminhada até a Ocupação 9 de Julho, que na sequência recebe o show de Preta Ferreira.

Integram a caminhada:

Técnicas de Palco
Camila Bueno
Caroline Soares
Christiane Alves
Giulia Perracini
Gonzalo Michel
Daniela Lunardi
Danilo Argentino
Francisco Jonathas
Joaquim W. Costa
Karina Crossi
Letícia Neumitz
Marina Reis de Oliveira
Matheus Souza Gois
Max Ruan de Souza
Mirela Cristielly
Noah Ruiz
Piauí (Luiz Felipe S. Santos)
Rafael Oliveira
Raphael E. D. Orlando
Rebecca Weigert
Ricardo Nomura
Rubens Henrique F. dos Reis
Stephanie Barros
Tales A. Martins
Viviane Okawati
Viviana León

Sonoplastia
Alice Santos
Diana Leocata
Felipe Zancanaro
Henrique G.B
Leticia Ray
Milena Lopes
Vitoria Arocho

Cenografia e Figurino
RUDÁ
@Flavia Bittencourt
@Nicole C. M. de Castro
@Camila Barreto Myczkowiski
@Danniely A. Gonçalves

⁠⁠NAJA
@Khayan
@Jessica A. Sousa

POK GAYADO
Felipe Faria @Fê Faria
Rosaura Piva @Rosaura Maria P. Gauteiro
Leonardo Inocencio @Leonardo I. de Oliveira

MORCEGA
Danúbria @Danu

Serviço:
19h – Concentração em frente ao Satyros, Praça Roosevelt
19h30 – Saída do Cortejo
20h – Chegada à Ocupação 9 de Julho
20h30 – Show de Preta Ferreira

Trajeto:
Rua da Consolação – Parada na Praça Desembargador Mário Pires – Rua Martins Fontes – Rua Álvaro de Carvalho – Final na Ocupação 9 de Julho