FESTIVAL SATYRIANAS
LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

SEXTA, 15/11

12h30 – Sarau da Zazá – Sarau da Zazá agitado pela drag queen Zazá Up apresenta artistas locais periféricos de diversas linguagens, como rap, música pop, dança contemporânea, lançamentos de livros de autores locais, contação de história e claro a performance de drag queen da anfitriã e convidada. Tudo para ampliar o repertório dos espectadores que por ali chegarem. Alegre, divertido para todes! – Duração: 90min. Ficha Técnica: Zazá Up: apresentadora, agitadora e performer, Thiemy Maria: dançarina contemporânea, Sirlene Porcela: cantora e atriz, Poeta LL: rapper, Laelson Junior: dançarino urbano, Mariá: contadora de histórias, Jefferson Santana: poeta, Josephine Le beau, drag queen. Local: Tenda Satyrianas – Praça Franklin Roosevelt. Sarau Adulto. Classificação: 12 anos.

13h – Histórias que os teares nos contam – Nessa apresentação, as histórias narradas parecem que partem de um tear em movimento, como fios, linhas e lãs intercaladas ao sabor das mãos femininas, criando tecidos, bordados, tapetes e desenhos que vão ganhando forma em nossa imaginação. Não só de fios, linhas e lãs essas narrativas se fazem, mas de sonhos, amor e tomadas de decisões. De maneira lúdica, alegre e com músicas no seu desenrolar, enredos bem femininos são contados, assim como a arte de tecer. Sem dúvida, histórias de coragem, entrega e recomeços para serem ouvidas por pessoas de qualquer idade. Duração: 60min. Ficha Técnica: Contadora de histórias/idealizadora/ produtora: Adriana Ximenez. Contos narrados: A Moça Tecelã de Marina Colasanti e O pássaro do poente, um conto popular japonês. Local: Livraria Megafauna no Cultura Artística. Contação de História Infantil. Classificação: Livre.

14h30 – Quando o amor chega? – Releitura do poema “Quando o Amor Chegar” de Sarah Kay e Phil Kaye com interpretação de Juliana Andrade e Rodrigo Medinilla. Duração: 15min. Ficha Técnica: Dramaturgia: Sarah Kay e Phil Kaye Atuação, Figurino e Produção: Juliana Andrade e Rodrigo Medinilla. Local: Livraria Megafauna no Cultura Artística. Contação de História Adulto. Classificação: Livre. 

15h30 – O acaso escolhe um conto – A partir de um repertório variado de contos de tradição oral de diferentes países, o narrador convida o público a selecionar as histórias a serem narradas. Duração: 30min. Ficha Técnica: Narrador: Péricles Raggio. Local: Livraria Megafauna no Cultura Artística. Contação de História Todos os Públicos. Classificação: Livre. 

17h – Aqui é o Brasil! – O texto apresenta dois seres de outra dimensão que vasculham espaços no sistema solar. Caem em um Brasil devastado e encontram um manifesto, escritas sobre o Brasil. O manifesto traz informações do Brasil desde sua descoberta, as sacanagens desse Brasil que conhecemos muito bem. Os seres discutem entre si as “escrituras sagradas” ou o manifesto após beberem caipirinha! Sim, os artistas estarão sobre efeito da caipirinha! Duração: 50min. Ficha Técnica: Ricardo Rodrigues: Diretor e Leitor. Patricia Lopes da Costa: Autora e Leitora. Local: Tenda Satyrianas – Praça Franklin Roosevelt. Leitura Dramatizada Adulto. Classificação: 16 anos. 

17h – Café Literário Teatro Contemporâneo – O site Deus Ateu organiza um painel de discussões a respeito do teatro contemporâneo, observando questões vinculadas a contradições na crítica, na pesquisa, na formação, na notícia, na linguagem e na comunicação – Duração: 90min. Ficha Técnica: Participantes: Alexandre Gnipper, Mariana Ferraz, Natália Beukers e Paulo Bio Toledo; Mediação: Marcio Tito. Local: Livraria Megafauna Copan. Café Literário Adulto. Classificação: Livre.

18h30 – A CIGARRA E A ORQUESTRA – Uma fábula educacional-musical – TALK SHOW ON LINE que apresentará a fábula musical-educacional A CIGARRA E A ORQUESTRA de Andersen VIANA. Esta obra comentada mostrará todos os instrumentos de uma orquestra ao público, através da narração de uma Fábula por uma Narradora-Cantora. De maneira lúdica e criativa, A CIGARRA E A ORQUESTRA é entretenimento de alto nível e ao mesmo tempo, educacional. Criado para as crianças, despertará o interesse também de apreciadores da música, literatura e teatro de TODAS as idades. Duração: 90 min. Ficha Técnica: Narradora-Cantora: Rita Moncorvo, Assessoria artística, figurino e fotos: Regina Mello, Assessoria musical: Wallace Armani, Gravação de áudio: Eduardo Martins, Câmeras: Carla Onodera e Thiago Bento, Produção: Neoplan Consult Ltda., Música, Direção, Textos e Regência: Andersen VIANA.  Local: Sala Zoom. Link: https://us02web.zoom.us/j/81509724391?pwd=kBWUlgdK2KAoJ8bAAPS7SbibbZmsDB.1

ID da reunião: 815 0972 4391 Senha: 900121 Fábula Educacional-Musical Infantil. Classificação: Livre. Programação Digital. 

23h – Sarau Antologia BRASIS – A Antologia BRASIS é composta de poesias, contos e crônicas. Os autores apresentarão seus textos, em declamações, performances e musicalizações de alguns textos autorais. Ficha Técnica: Aldonez Pereira (organizador) é professor de Filosofia, Português e Inglês; neuropsicopedagogo e psicopedagogo; musicista, filósofo, fotógrafo, escritor, poeta, revisor e tradutor; e mais 25 poetas e escritores de vários estados brasileiros. Local: Live no Youtube. Link:

https://www.youtube.com/live/tyjgbw-eCWY?si=ZyrXwXykq7AcpYV6. Declamação de poesias, cintos e crônicas Adulto. Classificação: Livre. Programação Digital. 

SÁBADO, 16/11

13h – Maria Felipa para Criança – A história revela que a negra Maria Felipa, nascida na Ilha de Itaparica, liderou, por volta de 1822, um grupo de 200 pessoas para lutar contra os soldados portugueses que atacavam a ilha. Somente o seu grupo queimou 40 embarcações, diminuindo o poderio colonizador. Depois, ela enfrentou os portugueses usando folhas de cansanção, típicas da região, que em contato com a pele dão a sensação de queimação. Duração: 45min. Ficha Técnica: Dramaturgia: Paty Lopes, Direção: Ricardo Rodrigues, ambos leitores e contadores dessa história. Local: Livraria Megafauna no Cultura Artística. Contação de História Infantil. Classificação: Livre. 

15h – Ipê palavra tupi – Os sentidos, a literatura, e a música, atuam em coadjuvação nesse conhecimento e reconhecimento das peculiaridades dos ipês – árvore e palavra – união que faz surgir a ação performativa, onde as potencialidades de percepção, nessa narrativa, são aguçadas pelas palavras que definem e desvendam o IPÊ, palavra tupi da língua portuguesa. Duração: 45min. Ficha Técnica: Joelson Lima – @um.joelson – composição musical e poética, canto, violão e recitativo. Andreza Aguida – @andrezaaguida – produção, canto, recitativo e movimento. Local: Livraria Megafauna no Cultura Artística. Literatura e Música Todos os Públicos. Classificação: Livre.

15h – Lançamento do Livro “Pepe, o hipopótamo”, de Camila Damasceno – Lançamento do livro “Pepe, o hipopótamo”, dramaturgia realizada junto ao Núcleo Tumulto! De Investigação Cênica e que é parte da programação do Dramamix, no Festival Satyrianas de 2024. Duração: 60 min. Onde: SP Escola – Hall.

15h30 – Contação de histórias por Juliana Favero e Wilson Moraes – Através de Fábulas de Esopo cantamos e contamos histórias com magia, criatividade e imaginação. Duração: 30min. Ficha Técnica: Contadores e Músicos: Juliana Favero e Wilson Moraes. Local: Olido Multimídia. Literatura e Música Infantil. Classificação: Livre. 

16h – Contação de História do Livro “A Bella Cinza” – Raquel Medeia conta a história de “A Bella Cinza”, livro de literatura infantil de sua autoria. Uma menina que gosta tanto do seu celular que perde o gosto pelas coisas simples da vida e acaba ficando cinza. Duração: 30min. Ficha Técnica: Agente Literária e Autora: Raquel Medeia. Efeitos Sonoros: Felipe Silva. Palquinho Parlapatões. Contação de História Infantil. Classificação: Livre.

19h – Leitura dramática do romance “Sapatos Brancos” – Leitura dramática do romance “Sapatos Brancos”, de Wigvan. Em 2002, Filipe e Ricardo, dois adolescentes de temperamentos opostos e que por isso exercem um irresistível fascínio um sobre o outro, tentam se tornar amigos em meio aos muitos traumas que carregam. Um desses traumas é o assassinato do adolescente Alexandre, de quinze anos, que marcou a ambos de forma definitiva. Duração: 30min. Ficha Técnica: Wigvan – Roteiro, pesquisa e performance, Tiago Rener – Direção e Direção de Arte, Bruna Nunis – Produção executiva e João Moreno – Assessor de Imprensa. Local: Sala Google Meet. Link: https://meet.google.com/ajo-xpow-aeq. Leitura Dramática Adulto. Classificação: 14 anos. Programação Digital.

20h – ÁCARO – Criada pelo ator, diretor e dramaturgo Gabriel Bittencourt, essa leitura exposta e sincera instiga o imaginário do espectador, passando por várias vivências, cenas cotidianas, memórias, sentidos e devaneios. Um convite a estar junto, se sentar de forma confortável e fazer suas próprias associações. As suas percepções são suas, ou criaram para você? – Duração: 45min. Ficha Técnica: Escrito e dirigido por Gabriel Bittencourt. Orientação Artística da dramaturgia de Diogo Liberano (Platô – Pesquisa e Produção). Produção da Axé Deles. Direção de arte de Gabriel Bittencourt e Joathan Pires. Figurino de André Monteiro. Iluminação de Joathan Pires. Música Autoral de Cásar (O Que Queres de Mim?). Local: Palquinho Parlapatões. Leitura em Performance Adulto. Classificação: 14 anos.

20h30 – Escrita-performance “Invente o autor: O pai.” – Em um domingo, uma criança desaparece enquanto estava sob os cuidados do pai. A narrativa se desenrola através de conversas com a ex-mulher, amigos, a polícia e a babá, cada um oferecendo uma versão diferente dos eventos que levaram ao desaparecimento da criança. “Invente o Autor” convida o público a participar ativamente da construção desta trama, sugerindo reações e hipóteses para os personagens em tempo real. Duração: 40min. Ficha técnica: Wigvan – Roteiro, pesquisa e performance, Tiago Rener – Direção e Direção de Arte, Bruna Nunis – Produção executiva e João Moreno – Assessor de Imprensa. Local: Sala Google Meet. Link: https://meet.google.com/zae-jubd-drk. Escrita-performance Adulto. Classificação: 16 anos. Programação Digital.

DOMINGO, 17/11

14h30 – Afetos e Desafetos – Leitura dramática (declamação) do conteúdo do livro 40 Poesias em Pequenas Histórias, de Eve Negreyrah. Duração: 60min. Ficha Técnica: Autor e Narrador: Eve Negreyrah. Local: Olido Multimídia. Leitura Dramática Adulto. Classificação: 16 anos.

16h30 – Às aventuras de Dama Quixote – Em um reino de imaginação, Dama Quixote desafia limites e estereótipos em sua busca por aventura e justiça. Armada com sua espada de livros, ela enfrenta moinhos de vento simbólicos e desafios imaginários. Uma jornada de autodescoberta e coragem, que desafia as convenções de gênero e inspira a todos a perseguirem seus sonhos mais audaciosos. Duração: 40min. Ficha Técnica: Produção e dramaturgia: Vanessa Castilho. Local: Olido Multimídia. Literatura e Poesia Adulto. Classificação: 18 anos.

19h – Maria Bonita e a Peleja com o Sol – Esta leitura apresenta Maria Bonita e a Peleja com o Sol. O texto que será apresentado, leva o espectador a mergulhar na cultura nordestina. É uma leitura que apresenta a importância da Maria Bonita no cangaço e o bioma do sertão. A leitura poética que apresenta a dura vida de uma mulher no sertão. Maria Bonita desabafa com o sol, algo que jamais imaginaríamos. Duração: 60min. Ficha Técnica: Paty Lopes – Autora e Diretora de Produção / Gilberto Bartholo – Revisor de texto e Diretor artístico. Local: Live Youtube: https://www.youtube.com/@a4filmes_rj. Leitura Poética Adulto. Classificação: 16 anos. Programação Digital.