FESTIVAL SATYRIANAS
DRAMAMIX

DRAMAMIX

QUINTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO

15h00 – A Sombra do Pássaro que Passa, de Eduardo Baszczyn – Ele depois de uma festa. Ouvidos surdos pelas batidas. Luzes ainda piscando dentro da cabeça. O gosto de alguém na boca. Ele em uma das ruas da cidade cinza, no limbo entre o ontem e o hoje. Os socos virão de quatro mãos. Os chutes de quatro pés. Ele diante da raiva dos que querem matar o que, no fundo, gostariam de ser. Direção: Karina Bastos. Elenco: Fábio Bach. Figurino, Cenário, iluminação e Sonoplastia: Karina Bastos e Fábio Bach. Operação de Luz: Larry Anjos. Operação de Som: Karina Bastos. Produção: Coletivo Liturgos. Onde: SP Escola de Teatro – Sala Hilda Hilst (R8).

15h30 – A Última Medéia, de Luigi Paolo e Giovana Leonel – Uma atriz é convidada para representar mais uma Medéia. Mas qual? Dentre as de Eurípedes, dos Argonautas, de Chico, de Grace, de Bibi, de nossas mães, filhas, irmãs, avós: Qual Medéia deve ser escrita para não mais ser apagada? Direção: Luigi Paolo Elenco: Giovana Leonel – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

17h00 – Vamos Ver as Tartarugas, de Luís Holiver – Uma mãe ausente volta para visitar os filhos e os leva numa viagem que promete realizar seu sonho de ver o nascimento das tartarugas marinhas. No entanto, as crianças percebem que algo não está certo. Direção: Diego Ribeiro. Elenco: Anna Paula Kuller, Ju Alonso e Vitor Lins. Assistente de Direção: Gustavo Ferreira – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

19h00 – Deslocados, de Renê Carvalho – Em cena um personagem que saiu de um lugar mas não entrou em outro, e esse meio, é o universo dessa encenação, no qual o personagem vive e tenta sair dele. Ao longo de sucessivas rejeições, o personagem desabafa aos ventos e aos fantasmas que acompanham suas frustrações. Direção e Elenco: Renê Carvalho – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

19h00 – O som de antes – O piano, de Carol Pitzer – Um diálogo com a ancestralidade. Em uma troca rítmica, uma mulher jovem e uma mulher velha desdobram espelhamentos, coincidências e diferenças entre elas e aquelas que vieram antes. Direção: Malu Frizzo. Elenco: Hanna Perez e Cinthia Azevedo. Colaboração Sonora e Técnica: Fernando Sampaio – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Antonio Pompêo (R6).

19h30 – Carne Orgânica, de Natasha Centenaro – O encontro de uma Porca, que tem nome e cheiro de Lavanda, com uma Aranha muito sensível pode até soar como o começo de uma narrativa de magia e aventuras, mas é para adultos com estômago preparado. A receita inclui uma porca grávida e os dilemas da maternidade, uma perigosa fuga pra salvar a vida dos filhos e um ato desmedido de amor e coragem, ou apenas o que a natureza condiciona às espécies. Afinal, mãe é mãe. E nós com isso? Elenco: Débora Ferreira, Maria Alice e Marcela Marcos. Onde: Tenda Satyrianas.

23h00 – O Canto do Cisne Negro, de Mauri Paroni – Um ator estuda e se prepara para uma filmagem naturalista em homenagem ao ato único naturalista O Canto do Cisne, do Anton Tchekov. Homenageia também o diretor José Celso Martinez Correia – num palco pobre, desmontado, luz de serviço, uma porta pesada. Textos do diretor em colaboração com o ator. Direção: Mauri Paroni Elenco: Rodrigo de Souza e intervenção cênica do Coveiro Tiberio (Scardua) Agradecimento a Sylvia Soares. – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

SEXTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO

20h00 – Serial Lover, de Fernanda D’Umbra – ondenada à pena capital uma serial lover faz sua última refeição enquanto explica como foi capaz de amar trinta e seis homens hétero-cis. Direção e Elenco: Fernanda D’Umbra – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Hilda Hilst (R8).

20h30 – Night Fever, de Celso Cruz – Ele nem sabe como foi parar naquele grupo de Whats. Colegas do colegial. Mais de 40 anos sem se ver. Marcaram encontro num sábado, na pizzaria de bairro. Divórcios, pais que partiram, irmãos que mudaram, filhos que cresceram, rivalidades políticas, grana que vai e que vem, visões de um país. Até que ela entrou por aquela porta…E uma febre sem fim juntou as pontas do tempo e veio o convite pra dançar a terceira faixa de um velho LP, na discoteca da vida. Direção: Leslie Marko. Elenco: Celso Cruz –  Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

21h00 – Duas Irmãs, de Marco Fábio de Faria – Duas irmãs, de idade avançada, acordam assustadas de um cochilo ao lado de uma cesta cheia de tomates em uma construção precária. A fome e o vento conduzem as duas a relembrar o passado e refletir sobre a vida a partir da lembrança de um homem, conhecido por ambas, que morreu afogado. Direção: Eduardo Chagas. Elenco: Marina Bragion e Tammy Almeida. Onde: Tenda Satyrianas.

22h00 – Uma Simples Cidadã, de Doró Cross, Lilian Bites e Rubens Rewald –Uma simples cidadã tenta entrar numa repartição pública. Algo banal, corriqueiro. Mas ela não consegue. Há anos! Direção e Elenco: Doró Cross, Lilian Bites e Rubens Rewald – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

SÁBADO, 14 DE OUTUBRO

14h00 – Frases de Porta de Banheiro, de Nina Nóbile – Ela não tem certeza onde está ou quanto tempo havia passado. “Eu não plantei tudo isso que eu estou colhendo. Sabotaram a minha horta!” “Favor não jogar pedaço de gente dentro da privada. ” —Teoricamente… já era para eu ter chegado. Não?! Ainda estou no carro? “Tem muito caco de vidro fingindo ser pedra preciosa, viu?!” “Carnaval acabou, galera, já podem tirar as máscaras.” Não importa. Continuará sempre levando consigo as melhores frases que irão guiar o seu caminho. “Tudo passa. Nem que seja por cima de você, mas passa.” “Mais vale um pássaro na mão do que água mole, pedra dura.” Direção: Silvio Eduardo. Elenco: Ana Clara Fischer. Som: Dennys Leitte. Luz: Marcelo Rodrigues – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Hilda Hilst (R8).

19h00 – Adágio, de Alice Rocha – Em uma Unidade de Terapia Intensiva, seis pacientes na fila por atendimento, deliram entre seus cotidianos, questionando a arbitrariedade dos serviços de saúde, ao mesmo tempo que revelam seus próprios egoísmos. Direção e Elenco: Alana Carrer, Emerson Formigari, Gabriel Mello, Isa Tucci, Maria Alice e Roni Máximo. Onde: Tenda Satyrianas.

21h00 – La Finestra, de Paula Autran – Belluno. Uma pequena cidade no Norte da Itália. Alice e Raul não se conhecem, mas todos os dias se vêem pela janela de suas casas, e dividem silenciosamente seus cotidianos. E se perdem, quando um deles vai embora, sem que se falem. Tempos depois um reencontro inesperado, em outro país, outro continente. Em um momento de urgência. Sem que saibam um do outro por muito tempo. Será que esse conhecimento prévio será o bastante para que consigam se salvar um ao outro em meio ao caos reinante? Direção: Paula Autran. Elenco: Camila dos Anjos e Rafael De Bona. – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

21h00 – O Tempo, de Abelardo Araújo – Em um jornal de TV, a apresentadora e a jornalista da previsão do tempo, falam sobre o clima de algumas cidades brasileiras de forma debochada e figurada, onde a previsão do tempo e a opinião política se misturam através de uma crítica bem-humorada transmitida para todo o país. Direção: Eduardo Chagas. Elenco: Bruna Cortez e Fernanda Paula. Onde: Tenda Satyrianas.

21h30 – O Que Veio do Décimo Andar, de Juliana Del Rosso – Isolado no décimo andar de um apartamento na praça Roosevelt, William, um ator e escritor fracassado, tenta escrever a sua obra-prima. Entre garrafas de bebida e fumaça, ele se vê em diálogo com uma mulher misteriosa, Alice, a qual o confronta sobre o seu passado. Direção: Guilherme Senna. Elenco: Louise Loeser e Guilherme Senna– Onde: SP Escola de Teatro – Sala Hilda Hilst (R8).

22h30 – Dentro da Noite Veloz, de Marcio Tito – A encenação acompanha a rotina de um mais ou menos médico responsável por tornar úteis estrelas do rock e toda a orda de adictos e adictas do show business tupiniquim. Direção: Marcio Tito Elenco: Fabricio Castro e Thaís Grootveld . Trilha original: Alexandre Gnipper e big band. – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

23h00 – Segunda-feira de manhã- Ato 1, de Vinícius Piedade – Um homem desesperado por não conseguir emprego, em sua centésima entrevista, toma uma decisão radical para conseguir a vaga, colocando em risco a vida de todosos que estão no prédio onde acontece a entrevista. Direção: Silvana Garcia Elenco: Evas Carretero e Vinícius Piedade – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Hilda Hilst (R8).

23h30 – BORGES Meus Olhos Brilham Enquanto Como Palavras, de João Wady Cury – Direção: João Wady Cury Elenco: Clóvys Tôrres. –  Onde: SP Escola de Teatro – Sala Alberto Guzik (R1).

23h30 – A Ducha – Um intruso no reino Pelve, de Sussuca Alencar – Elas foram despertadas e querem falar. Clís, Gina, Gê e Úh, um encontro e quatro antigas-novas amigas decidem marcar uma reunião para dar o veredito sobre a presença de um intruso no reino Pelve. Um intruso, tenta entrar pela porta da frente, de trás e quer tapar o som que vem da sua perna, que não fica mais fechada. Argumentos postos, que afloram desejos, suor, chupadas, descobrimentos, uma porrada de mentiras, medos, um belo e delicioso Não! e uma amizade interminável com a ducha. Direção: Sussuca Alencar. Elenco: Cleo Oliveira, Danielle Souziel, Keveny Kessia e Maré. Produção de Arte e Audiovisual: Gustavo C. Moraes. Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO

15h00 – O Quinto dos Infernos, de Jonatan Cabret – O quinto dos infernos é um experimento cênico ontológica de centrado nos sete pecados capitais e nos nove ciclos do inferno de Dante que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das ações e reações através dos laços afetivos adquirimos na sociedade moderna. As cenas são trabalhos autônomos, que geralmente se passam em um plano terreno até chegar nos ciclos do inferno. Direção: Jorge Luiz Alves Elenco: Alessandra Ledo,Milene de Almeida, Rodrigo Viana, Bruno Stefano e Zeca Coutinho. Técnico de luz: Yago Mascarenhas. Técnico de som: Jorge Luiz Alves – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

16h30 – O Presente de Carluxa, de Sérgio Roveri – Leitura Dramática. Uma comédia que retrata a família formada por Jefferson e Janaína, pais da pequena Carluxa que está completando quatro anos de idade. Típica família tradicional brasileira. A bolha delicada em que Carluxa vive com os pais é vazada com a chegada inesperada da avó materna, Cristina, que traz um luxuoso e caro presente de aniversário para a neta. Direção: Gustavo Ferreira Elenco: Gabi Cywinski, Noemi Marinho e Tiago Moraes. Assistente de Direção: Diego Ribeiro. – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

18h00 – O Ogro Iluminista, de Paulo Santoro – O palestrante Cândido Silva, apresentado como um erudito notável e especialista nos rumos da civilização, é anunciado em uma conferência para uma sociedade respeitável. Inquieto e esquivo, ele surpreende a audiência quando tranca seu próprio livro dentro de uma caixa com cadeado e começa a falar sobre os desejos humanos e suas incertas práticas como desenhista. Direção: Ivan Feijó Elenco: Dionisio Neto – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

20h00 – Oração ao Galo dos Ventos, de Rudinei Borges – Oração ao galo dos ventos é um poema-livro, escrito e reescrito pelo poeta e dramaturgo Rudinei Borges pelas ruas da cidade de São Paulo, entre 2007 e 2023. Com contornos de aventura e desventura homoafetivas, profano e sagrado se encontram ao som dos sinos das velhas catedrais nos largos, esquinas e alamedas, onde a vida se erige e se constitui pelo afeto, como ato revolucionário, mesmo diante dos escombros — a partir de um prisma onírico e vertiginoso em que poetas como Walt Whitman, Mário de Andrade, Federico García Lorca, Allen Ginsberg e Roberto Piva são celebrados. O texto traz fortes evocações dos espaços de resistência e confraternização da comunidade gay no centro antigo da cidade, decisivos na luta pelos direitos dessa população. Direção e Elenco: Rudinei Borges. Produção: Manuel Kafina. Figurino: Claudia Melo – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Hilda Hilst (R8).

21h00 – Cheia, de Natália Zuccala – Em trecho do livro “Cheia”, de Natália Zuccala, a personagem principal Amanda, depois de ir à farmácia atrás de um teste de gravidez, paralisa diante da própria imagem no espelho do elevador. As sensações estranhas provocadas por esse encontro consigo são deflagradas por João, o porteiro do prédio. Direção: Lavínia Pannunzio. Elenco: Luna Martinelli e Zé Geraldo Jr. – Onde: SP Escola de Teatro – Elevador.

21h00 – Eu Não Sou Fernanda Young, Mas Quero Tentar, de Marcelo Oriani – Cátia foi traída. E, para se vingar, decide manter seu noivo preso até conseguir adestrar a piroca dele por meio de lições que se confundem com tortura física e psicológica. Ela sabe que a última coisa que uma mulher deve fazer numa traição é perdoar. A primeira é se vingar. Direção: Érica Montanheiro Elenco: Fábia Mirassos e Felippe Salve – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).

21h00 – Sem Voz, de Daniel de Mello – Uma criança ainda dentro do ventre daquela que ela acha que pode ser sua mãe, narra sua percepção de mundo através das vozes que escuta do lado de fora. Sobre a relação de seus pais e o momento que descobrem sua existência. Sobre a alegria, o medo e a violência. Elenco: Phillip Anchieta. – Onde: Tenda Satyrianas.

21h30 – Transgressão, de Morgana Olívia Manfrin – Leitura Dramática. Direção: Morgana Olívia Manfrin. Elenco: Cauane Nogueira. Assistencial e Direção Visual: Max Ruan. – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Antonio Pompêo (R6).

22h30 – ASFIXIA, de Hugo Possolo – Ficha Técnica: Direção: Henrique Stroeter. Elenco: Alexandre Bamba, Clarissa Drebtchinsky, Maira chasseraux, Tadeu Pinheiro. Assistência e Luz: Rodrigo Belladona. Trilha sonora: Maira Chasseraux – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Hilda Hilst (R8).

22h30 – Votos de Afeto, de Angela Ribeiro – Em um dia histórico no Brasil, casal discute em uma mesa de bar e tenta chegar em um consenso do que foram os últimos anos da sua própria história até ali. Algumas memórias esquecemos ou não queremos lembrar? Direção: Rodrigo Mercadante. Elenco: Angela Ribeiro e João Attuy. – Onde: SP Escola de Teatro – Sala Vange Leonel (R4).